segunda-feira, 26 de maio de 2014

EMPOWERMENT

EMPOWERMENT   



É um termo que utilizamos na administração que significa descentralização de poderes. O objetivo em delegar poderes deixando os funcionários motivados e envolvidos nas decisões da empresa. Tornando-se mais criativos por  sentirem que pertencem de fato a organização e por conseqüência  sua autoconfiança, a cooperação, a pro atividade também são estimuladas. Torna-se essa ação em estratégia de gestão para o aproveitamento melhor do capital humano envolvido. Mas devemos ter cuidado e uma atenção especial sobre algumas possíveis armadilhas que podem comprometer o sucesso da empresa. Devemos prestar atenção se os colaboradores estão preparados para a nova etapa e confiar neles para os desafios que surgirem.  Não podemos esconder no processo de Empowerment informações, atropelar a ordem natural dos serviços, não ter paramentos para o desenvolvimento etc. Devemos criar também um ambiente propício eliminando decisões arbitrarias,frustrações, reconhecendo os limites e sendo coerente, valorizando o significado verdadeiro do trabalho.



Abaixo segue um link de um video que exemplifica bem o empowerment:
        www.youtube.com/watch?v=Brf_9-YQuhs

O empowermnet apóia em três pilares:
·         Visão futuro: definição do rumo (objetivo comum), agir de modo coerente e consistente.
·         Assumir poder: assumir responsabilidade pelos resultados adquiridos pela experiência  pessoal.
·         Apropriar-se: cuidar de algo como se fosse seu.

Os níveis mais altos do empowerment conseguimos quando:
·                    Mantemos um forte nível de motivação;
·                    Compreensão do individuo e do conjunto;
·                    Aumento da flexibilidade e a reação positiva em casos não previstos;
·                    Responsabilizar cada um em relação as conseqüência de seus atos.



Empowerment do consumidor
Antigamente o empowerment estava envolvido somente com os funcionários, agora os consumidores adaptam ao novo poder, vamos verificar como! Através do poder de escolha (varias ofertas de produtos e informações na internet), poder de opinião (opinião é transmitida com muita velocidade através da internet), poder de influencia (as empresas se espelham nos consumidores que querem atingir usando as suas campanhas publicitárias para tal), poder de
intervenção ( quando um individuo em uma empresa cumpre o papel de consumidor-colaborador).
 Assim, o empowerment dar mais poder e responsabilidade aos indivíduos ou as equipes, a empresa a partir desse ponto estará mais apta a reagir com mais eficácia e mais rapidez as mudanças de um mundo cada vez mais dinâmico.



w     www.pmelink.pt/manuais/recursos-humanos/como-introduzir-o-empowerment-na-empresa
        www.youtube.com/watch?v=Brf_9-YQuhs






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